A CNH Social SC, agora melhorada e atendendo pelo nome de “CNH: Emprego na Pista”, é uma excelente oportunidade para quem quer tirar a carteira, mas encontra dificuldades pela falta de dinheiro.
Hoje, você vai entender com o Guiadin como o programa funciona, os requisitos, quem pode tirar a carteira de motorista sem pagar nada e o passo a passo para fazer a inscrição online, sem burocracia e sem precisar sair de casa. Aproveite!
O que é a CNH Social SC?
Mais de 20 estados brasileiros já têm os seus programas de “CNH Social”, e Santa Catarina está entre eles, contemplando todos os municípios do estado.
Os programas do tipo possibilitam que pessoas de baixa renda, que atendam alguns critérios, consigam tirar a primeira habilitação ou renovar a que já possuem.
Além disso, também é possível fazer a mudança de categoria de forma 100% grátis, o que possibilita aos beneficiários trabalharem dirigindo vans, ônibus ou caminhões, por exemplo.
No caso do programa catarinense, chamado “CNH: Emprego na Pista”, a iniciativa é ainda mais incrível, pois traz mais recursos para auxiliar profissionalmente os participantes.
Entenda o objetivo do programa de habilitação gratuita
O programa CNH: Emprego na Pista é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado de Santa Catarina com o Detran SC.
O objetivo central do programa é promover a inclusão social e oferecer oportunidades de emprego no setor de transporte terrestre e áreas relacionadas.
Isso acontece através da obtenção ou mudança de categoria da CNH gratuitamente, além da oferta, também gratuita, de cursos de aperfeiçoamento.
O projeto vem sendo bem-sucedido, garantindo a CNH para milhares de cidadãos dos mais diversos municípios de Santa Catarina nos últimos anos.
Com isso, muitas são as chances de essas pessoas conseguirem emprego, visto que há muitas oportunidades em serviços em que a CNH é exigida e dirigir bem faz diferença.
Além disso, a habilitação obtida pelos beneficiários do programa traz mais possibilidades para eles trabalharem por conta própria, como motoristas de aplicativo, entregadores, carreteiros, etc.

Quem tem direito à CNH Popular SC?
Mora em Santa Catarina e quer descobrir se você, algum familiar ou amigo catarinense tem direito de participar do programa Emprego na Pista?
Para poder tirar a carteira de graça e desfrutar de outros benefícios do programa, é necessário que a pessoa se encaixe em alguns pré-requisitos.
Pessoas maiores de 18 anos, sejam elas catarinenses ou residentes no estado há pelo menos dois anos, podem ter direito à CNH gratuita.
Para descobrir quem pode tirar carteira de graça e ter acesso a tudo o que o CNH: Emprego na Pista oferece, confira a lista a seguir.
Requisitos para participar do programa
- Ser maior de 18 anos completos na data de inscrição para tirar habilitação da categoria A ou B;
- Ter 21 anos ou mais e preencher os demais requisitos da legislação de trânsito caso busque trocar para CNH da categoria C, D ou E;
- Saber ler e escrever;
- Possuir cadastro de pessoa física (CPF) regular;
- Residir no estado de Santa Catarina há, pelo menos, dois anos;
- Possuir cadastro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), comprovando ter renda mensal familiar de, no máximo, meio salário-mínimo por pessoa;
- Não possuir qualquer bloqueio judicial ou administrativo registrado em sistema que impossibilite o acesso à CNH, incluindo CNH suspensa, cassada ou ser reincidente de crime de trânsito.
Documentos necessários para o cadastro
Confira logo abaixo qual é a documentação normalmente exigida durante o edital de vagas para fazer a inscrição no programa:
- Documento original de identificação com foto, como Título de Eleitor, o RG ou a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- CPF, seja o original ou um documento que oficial contenha o número do Cadastro de Pessoas Física;
- Comprovante de residência (conta de água, conta de luz, telefone, IPTU aluguel, etc.);
- Algum outro documento que comprove residência mínima de dois anos em Santa Catarina.
Após fazer a inscrição, os documentos apresentados pelos candidatos passarão por conferência, com o apoio da Secretaria de Assistência Social do Estado de Santa Catarina.
A consulta ao banco de dados do CadÚnico é realizada pelos gestores do programa sempre que necessário para comprovação dos critérios socioeconômicos.
Se você for pré-aprovado para participar do “Emprego na Pista” e for necessário apresentar outros documentos, eles serão informados via e-mail cadastrado por você.
Necessidade de inscrição no Cadastro Único
Além dos documentos listados, para poder participar da CNH Social SC, é necessário estar com cadastro ativo e atualizado CadÚnico.
Através dos dados socioeconômicos seus e de sua família presentes no CadÚnico é que vai ser analisado se você está dentro dos critérios do programa.
Portanto, caso ainda não esteja cadastrado, vá ao CRAS mais próximo para cadastrar-se ou faça isso online no portal ou app Cadastro Único (Android e iOS).
Como funciona o programa CNH Social SC?
O programa Emprego na Pista tem sido fundamental para que moradores de Santa Catarina em situação de vulnerabilidade econômica possam ter a carteira de motorista.
Bem-visto por boa parte da população, a versão catarinense da CNH Popular tem ajudado bastante na democratização do acesso à carteira de motorista.
Seguindo os critérios que falamos acima, o programa, normalmente, a cada semestre, abre o cadastro para preenchimento de vagas para a CNH gratuita.
Dentre todos os cadastrados elegíveis para as vagas, um número pré-estabelecido de pessoas são selecionadas para cada tipo de habilitação disponibilizada no edital vigente.
Os dados dos inscritos são analisados e todos os que se enquadram nos critérios têm a mesma chance de conseguirem uma vaga no “Emprego na Pista”.
Ao fim da análise, a lista dos aprovados para as vagas é divulgada no site oficial do programa e no portal do Detran-SC.
Tipos de habilitação disponíveis no programa
Através do programa CNH Social SC, é possível obter a CNH das categorias A e B, além de poder trocar a carteira para as das categorias C, D ou E. Confira:
- 1ª Habilitação (Permissão para Dirigir – PPD) nas categorias A (moto) e B (carro);
- Adição de categoria B para quem já possui a CNH da categoria A;
- Adição de categoria A para quem já possui a CNH da categoria B;
- Mudança para as categorias D e E.
Requisitos para a mudança de categoria
Confira a seguir quais são as regras para se inscrever no edital de mudança de categoria C, D ou E:
- Categoria C: ter 21 anos completos e estar habilitado há, no mínimo, um ano na categoria B;
- Categoria D: ter 21 anos completos e estar habilitado há, no mínimo, dois anos na categoria B ou um ano na categoria C;
- Categoria E: ter 21 anos completos e estar habilitado há, no mínimo, um ano nas categorias C ou D.
Quais custos o programa de CNH grátis de Santa Catarina cobre?
O programa catarinense “Emprego na Pista” cobre todos os custos do processo de tirar a CNH: parte burocrática, aulas, taxas, exames e provas, etc. Veja:
- Aulas obrigatórias teóricas sobre a legislação de trânsito e aulas práticas de direção nas autoescolas;
- Exame médico de aptidão física;
- Exame psicotécnico;
- Locação do veículo para a prova prática de direção;
- Taxa para realização da prova teórica;
- Taxa para a realização da prova prática de direção veicular (inclusive, se for necessário refazê-la por não conseguir passar de primeira);
- Taxa de emissão da CNH.
Benefícios oferecidos
Além da CNH 100% gratuita, o programa “Emprego na Pista” do Governo do Estado de Santa Catarina também oferece cursos de aperfeiçoamento.
Confira a lista dos cursos disponíveis atualmente e aproveite-os para aprender muito e aumentar suas chances de prosperar no mercado trabalho:
- Atenda bem o seu cliente;
- Comunicação assertiva;
- Comunicação interpessoal e atendimento ao cliente;
- Comunicação verbal e não verbal;
- Como ser um empreendedor individual;
- Empregabilidade e adaptação ao mercado de trabalho;
- Excelência profissional para motoristas:
- Ética no trabalho e relacionamento interpessoal;
- Gestão de conflitos;
- Gestão de frete de cargas;
- Gestão de pessoas;
- Gestão do relacionamento;
- Noções de gestão do tempo;
- Noções de percepção de riscos;
- Qualidade de vida no trabalho;
- Qualidade no atendimento ao cliente.
São conteúdos de ótima qualidade, desenvolvidos e disponibilizados aos participantes do “Emprego na Pista” pelo SEST/SENAT, ENA e por outros parceiros do programa.
Além disso, todas as Carteiras de Habilitação serão emitidas com a marca “EAR” (Exercício de Atividade Remunerada), com exceção da 1ª habilitação de moto.
Com tudo isso, podemos dizer que o principal diferencial do “Emprego na Pista” é a entrega de motoristas mais preparados para o mercado de trabalho.
Como fazer a inscrição na CNH Social SC?
A inscrição no programa catarinense de CNH grátis é 100% online e fácil de fazer, como você verá no passo a passo explicativo a seguir:
Etapa 1: acesse o site oficial do programa
A primeira coisa que você deve fazer é entrar no site do Detran de Santa Catarina, onde poderá ver se há um edital aberto ou previsão de novo edital.

Etapa 2: entre na opção “Emprego na Pista”
No site do Detran, busque pela página do programa Emprego na Pista, que normalmente fica na parte de cima da página.

Etapa 3: encontre o edital de vagas
No menu “Edital para seleção de vagas”, toque na opção “Acessar” e veja os tipos de vagas disponíveis.
Escolha a modalidade que mais te interessou entre as vagas disponíveis e selecione a opção desejada no site, podendo ser “1° habilitação”, “Adição de Habilitação” ou mudança de categoria.

Etapa 4: faça a sua inscrição online
Siga as instruções que forem aparecendo na tela para dar sequência à inscrição, preenchendo os dados necessários, informações pessoais e de contato, além de anexar documentos.
Confirme se tudo está certinho e finalize sua inscrição para que ela seja concretizada. Após análises, caso aprovado, você receberá um e-mail informando quais os próximos passos a serem dados para começar o mais breve possível.

Como consultar o status da inscrição na CNH Social SC?
Após a realização da inscrição no programa CNH: Emprego na Pista, basta esperar para receber atualizações sobre o status da inscrição.
Cada pessoa aprovada recebe um e-mail de confirmação. Também chegam por e-mail lista de documentos que devem apresentar e o Terno de Adesão.
O aluno será orientado via e-mail a cada etapa do programa, inclusive quando se tratar do encaminhamento aos centros de formação de condutores (autoescolas).
Consulta pelo site oficial do Detran-SC
É possível fazer algumas consultas e acompanhar atualizações na página do Programa Emprego na Pista, no site do Detran de Santa Catarina.
Você pode consultar outras informações envolvendo o processo e tudo ligado ao Detran local no aplicativo Detran-SC, disponível para Android e iOS.
Atendimento presencial nos postos do Detran-SC
Se preferir, o cidadão pode ir ao posto de atendimento do Detran mais próximo para dar prosseguimento ao cadastro de forma presencial.
Para isso, ele deve levar consigo todos os documentos necessários e o Termo de Adesão ao programa, já impresso e assinado.
Emprego na Pista 2025 destaca-se como a melhor CNH Social SC da história!
A CNH Social SC, nomeada oficialmente como “CNH: Emprego na Pista”, destaca-se em relação a outros programas estaduais por suas peculiaridades e benefícios extras.
Ao longo deste guia, você aprendeu bastante e viu como o programa é ótimo. Então, busque aproveitá-lo e compartilhe o guia agora com possíveis interessados!
Perguntas frequentes
O que fazer se minha inscrição for negada?
Verifique se o que causou a negativa da sua inscrição foi o não preenchimento de alguns dos requisitos obrigatórios do programa.
Se houver algum erro, corrija a inscrição e tente novamente o cadastro no site do Detran de Santa Catarina.
Caso ainda assim não consiga mesmo se inscrever, aguarde a abertura do próximo edital para tentar novamente.
Posso escolher a categoria da habilitação?
Você, assim como todos os participantes do “CNH: Emprego na Pista”, podem escolher o tipo de carteira, desde que se encaixem nos critérios para cada uma.
Há vagas para tirar a primeira carteira A ou B, e para quem busca fazer a mudança de categoria para C, D ou E.
Existe limite de vagas para o programa?
Há sim um limite estabelecido em cada edital do programa, constando o número de vagas pré-estabelecido para 1°, adição de CNH e mudança de categoria.
Você poderá ver o número de vagas disponíveis para cada uma das categorias no próximo edital, que ficará disponível no site.



