Início Novidades Saúde Tratamento para diabetes pelo SUS: veja como conseguir de graça

Tratamento para diabetes pelo SUS: veja como conseguir de graça

Tratamento para diabetes pelo SUS
Anúncios

O tratamento para diabetes pelo SUS é uma conquista fundamental para milhões de brasileiros com essa doença crônica. Por meio dele, o paciente tem acesso gratuito a consultas médicas, exames e medicamentos essenciais. Assim, ele garante o controle da glicemia sem prejudicar sua condição financeira. Essa política pública promove a qualidade de vida e previne complicações graves associadas à enfermidade.

Além do atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS), o SUS oferece suporte contínuo com profissionais especializados e distribuição de remédios pela Farmácia Popular. Tais ações facilitam o acompanhamento regular e asseguram que o cidadão mantenha o tratamento sem interrupções. Se você ou algum conhecido sofre com o diabetes, a seguir o Guiadin orienta como se tratar do problema sem gastar nada.

Entenda como funciona o tratamento para diabetes pelo SUS

Anúncios

O tratamento para diabetes pelo SUS assegura consultas médicas, exames de rotina e medicamentos indispensáveis para o controle da doença. Desse modo, o sistema garante custo zero para quem precisa se cuidar diariamente.

O Sistema Único de Saúde (SUS) atua em diferentes frentes: desde o diagnóstico precoce até o acompanhamento contínuo do paciente.

Assim, pacientes com diagnóstico de diabetes recebem atendimento integral e gratuito na Atenção Primária à Saúde nas UBS, o que inclui:

  • Ações de prevenção e detecção da doença;
  • Controle e tratamento medicamentoso;
  • Monitoramento da glicemia, ao disponibilizar gratuitamente nas UBS reagentes e seringas.

Com Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), o sistema público consegue atender pacientes com diabetes melito tipo 1 e tipo 2.

Os PCDT são documentos criados para padronizar e guiar os tratamentos dentro do SUS. Assim, eles funcionam como manuais oficiais que garantem aos pacientes no Brasil o melhor cuidado possível para tratar sua doença.

Esses documentos definem, de forma clara, o passo a passo que os profissionais de saúde do SUS devem seguir, ao estabelecer:

  • Diagnóstico: como diagnosticar a doença;
  • Tratamento: qual é o tratamento recomendado, inclusive os medicamentos e demais produtos apropriados;
  • Medicação: as doses corretas dos remédios;
  • Monitoramento: qual a forma ideal de monitorar o paciente;
  • Resultados: como verificar os resultados do tratamento.

Os PCDT são elaborados com base em evidências científicas recentes disponíveis. Para incluir qualquer tratamento ou medicamento, eles precisam provar que são:

  • Custo-benefício: apresentam o melhor resultado possível a um valor razoável para o sistema público de saúde;
  • Eficazes: funcionam para curar ou controlar a patologia;
  • Seguros: não causam riscos inaceitáveis ao paciente.

Além desse atendimento, conforme o Governo Federal, o programa Farmácia Popular foi ampliado e passou a oferecer sem custo todos os remédios e insumos de seu elenco, a fim de fortalecer mais o acesso a tratamentos.

Tratamento para diabetes pelo SUS
Tratamento para diabetes pelo SUS

Consultas médicas gratuitas

O primeiro passo para quem suspeita ou já recebeu diagnóstico de diabetes é procurar uma UBS.

Nessas unidades, o paciente tem acesso a consultas médicas sem custo, acompanhamento com enfermeiros e nutricionistas, além de encaminhamento para exames laboratoriais e especialistas.

O acompanhamento é essencial porque o diabetes exige controle contínuo da glicemia e monitoramento de complicações.

Por isso, o SUS garante ao paciente uma atenção regular, a fim de evitar que a doença evolua sem um tratamento adequado.

Fornecimento de medicamentos grátis pela Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular é um dos pilares do tratamento. Desde fevereiro de 2025, todos os medicamentos e insumos disponíveis no programa passaram a ser fornecidos gratuitamente.

Isso significa que o paciente consegue retirar remédios em farmácias credenciadas — sinalizadas com o logotipo do programa, além das unidades municipais.

Entre os itens oferecidos estão comprimidos para controle da glicemia, insulina e insumos como seringas e tiras de teste. Tal política pública possibilita um tratamento sem interrupções por falta de recursos financeiros.

Tratamento para diabetes pelo SUS
Tratamento para diabetes pelo SUS

Passo a passo para dar andamento no seu tratamento

Para iniciar o tratamento para diabetes pelo SUS, o paciente deve seguir algumas etapas simples a fim de obter acompanhamento integral e contínuo, sem precisar arcar com custos elevados:

  • Ir até a UBS mais próxima: o atendimento inicial ocorre no conhecido posto de saúde do bairro, onde é feito o cadastro e agendada uma consulta, primeiramente com o clínico geral, que solicita exames para o diagnóstico;
  • Receber encaminhamento: caso necessário, após realizar os exames e a avaliação destes pelo clínico, o paciente pode ser encaminhado para endocrinologista ou outro especialista;
  • Retirar medicamentos: com uma receita atualizada e carimbada pelo médico, o cidadão já consegue retirar os remédios na Farmácia Popular ou na própria UBS onde ocorreu a consulta;
  • Acompanhar o tratamento: consultas periódicas e exames de rotina são fundamentais para ajustar doses e prevenir complicações. Esses procedimentos são prescritos pelo médico na última consulta.

Saiba quais medicamentos para diabetes são fornecidos pelo SUS

O Ministério da Saúde (MS) financia a distribuição de remédios essenciais, disponíveis nas unidades de saúde e em farmácias credenciadas. A lista contempla medicamentos para o diabetes tipo 1 e tipo 2, como:

  • Insulinas: insulina humana NPH e insulina humana regular;
  • Medicamentos para controle da glicose: glibenclamida, metformina e gliclazida.

Você encontra ainda o cloridrato de metformina, a glibenclamida e as insulinas gratuitamente no Programa Farmácia Popular, disponível em mais de 34 mil farmácias privadas parceiras em todo o país.

Além disso, desde 2017, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) incluiu novos recursos para melhorar o conforto e a eficácia do tratamento:

  • Caneta injetora de insulina: proporciona conforto na aplicação, facilidade para carregar e armazenar, além de permitir um ajuste mais preciso da dose;
  • Insulinas análogas de ação rápida: são versões aprimoradas das insulinas humanas, feitas com pequenas modificações nas moléculas. Elas agem de forma mais rápida no organismo com uma duração de efeito alterada.

Logo, esses insumos são distribuídos gratuitamente nos estabelecimentos credenciados ao programa Farmácia Popular e nas UBS, a fim de evitar a interrupção do tratamento devido a problemas financeiros.

ATENÇÃO: nunca faça uso de remédios ou de outras substâncias semelhantes sem o acompanhamento de um médico ou sem a prescrição deste profissional.

Pessoas com diabetes se tratam gratuitamente no Brasil

O tratamento para diabetes pelo SUS é um direito fundamental que assegura consultas médicas, acompanhamento contínuo e fornecimento gratuito de medicamentos e insumos a todos os brasileiros.

Com o apoio da Farmácia Popular e das UBS, milhões conseguem controlar a doença sem que o custo seja um obstáculo. Se você sofre com o diabetes, aproveite o SUS para ter um acompanhamento especializado sem gastar nada.

Anúncios