Início Novidades Bolsa Família Consulta do Bolsa Família pelo NIS: passo a passo atualizado em 2026

Consulta do Bolsa Família pelo NIS: passo a passo atualizado em 2026

Bolsa Família pelo NIS

O acesso aos auxílios do Governo Federal exige que o beneficiário esteja atento aos canais de verificação. Uma das formas mais seguras de acompanhar isso é consultar o Bolsa Família pelo NIS, o que possibilita à família saber exatamente a data de liberação. Com o número em mãos, o cidadão evita filas e deslocamentos desnecessários e consegue planejar os gastos mensais com muito mais previsibilidade e segurança digital.

O processo de consulta evoluiu para plataformas digitais e intuitivas que priorizam a agilidade no atendimento ao cidadão brasileiro. O uso de aplicativos oficiais e centrais telefônicas permite a qualquer pessoa com acesso à internet verificar sua situação cadastral em poucos segundos. Para compreender essas ferramentas, o Guiadin traz detalhes e o processo de consulta digital do benefício.

Entenda o que é o Número de Identificação Social

O Número de Identificação Social, o NIS, é um registro de 11 dígitos gerado pela Caixa Econômica Federal para pessoas que recebem ou podem receber benefícios sociais do Governo Federal.

Diferentemente do CPF — documento de identificação civil geral —, o NIS funciona como uma chave de acesso específica para o sistema de seguridade social.

Ele é atribuído a trabalhadores, beneficiários de programas como o ProUni, e, principalmente, às famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).

Em outras palavras, o NIS é a “identidade” do beneficiário perante o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Por meio do último dígito do NIS (antes do traço), o governo organiza o calendário mensal de pagamentos, distribuindo os repasses ao longo dos últimos dez dias úteis de cada mês para evitar sobrecarga no sistema bancário.

Bolsa Família pelo NIS
Bolsa Família pelo NIS

Onde consultar o Bolsa Família pelo NIS?

Para obter informações sobre o Bolsa Família pelo NIS, você pode utilizar o Disque Social do MDS ligando gratuitamente para o número 121.

Além da chamada telefônica, o órgão oferece suporte digital prático por meio de conversas via chat e também pelo WhatsApp.

As ferramentas de autoatendimento eletrônico ficam ativas durante as 24 horas do dia, de domingo a domingo.

Já caso você precise conversar diretamente com um atendente, o suporte humano opera de segunda a sábado, entre 7h e 19h, conforme o horário oficial de Brasília.

Atendimento físico

Você também pode acessar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no seu bairro. 

Caso não saiba onde fica a unidade mais próxima, o MDS oferece o Mapa Social (MOPS), que ajuda a localizar unidades de atendimento.

Além disso, essa busca pode ser feita diretamente pela página do CadÚnico ou por meio do aplicativo oficial, disponível na App Store e na Play Store.

Aplicativo e site do CadÚnico

Como mencionado acima, as plataformas online — site e aplicativo (Android | iOS) — do CadÚnico também possibilitam verificar informações do Bolsa Família pelo NIS.

Passo a passo de como fazer a sua consulta do benefício pelo NIS

Saber mais sobre o seu benefício é um processo simples, mas que exige atenção para utilizar apenas os aplicativos oficiais. Siga o roteiro abaixo para acessar suas informações de forma segura.

Passo 1: instale o app Bolsa Família

Vá até a loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store) e instale o app Bolsa Família, disponível para Android e iOS. Verifique se o desenvolvedor é a Caixa Econômica Federal para não baixar o app errado.

Bolsa Família pelo NIS
Bolsa Família pelo NIS
Bolsa Família pelo NIS
Bolsa Família pelo NIS

Passo 2: acesse com sua senha

Caso ainda não tenha conta no app, o sistema permite criar um acesso novo utilizando o CPF e validando alguns dados pessoais.

Bolsa Família pelo NIS
Bolsa Família pelo NIS

Passo 3: localize o número

Dentro do aplicativo, o número do seu NIS aparecerá logo na tela inicial, no canto superior direito.

Bolsa Família pelo NIS
Bolsa Família pelo NIS

Passo 4: verifique as informações desejadas

Com o número em mãos, observe o último dígito (antes do traço, se houver). No exemplo abaixo, o dígito final é o 9 — algarismo que determina a data quando o beneficiário recebe auxílio:

Bolsa Família pelo NIS
Bolsa Família pelo NIS

No menu “Extrato”, você conseguirá ver o valor da parcela e a data de pagamento, inclusive os adicionais para crianças e gestantes, e se o status consta como “Crédito em conta” ou “Bloqueado”.

Bolsa Família pelo NIS
Bolsa Família pelo NIS

Quem tem direito ao Bolsa Família?

O critério principal para receber o auxílio é a renda mensal por pessoa na família, que deve ser, no máximo, de R$ 218,00.

Para calcular, basta somar todo o ganho da casa e dividir pelo número de moradores. Se o resultado for igual ou inferior a esse valor, a família está na faixa de pobreza e pode ser selecionada.

Além da renda, existem as chamadas “condicionalidades”. Trata-se de compromissos que as famílias assumem nas áreas de saúde e educação:

  • Educação: frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e 75% para jovens de 6 a 17 anos incompletos;
  • Saúde: acompanhamento pré-natal para gestantes e cumprimento do calendário nacional de vacinação das crianças;
  • Nutrição: monitoramento do estado nutricional (peso e altura) de crianças menores de 7 anos.

A seleção é feita mensalmente de forma automática pelo sistema, considerando as famílias inscritas no Cadastro Único que atendem aos requisitos de renda e composição familiar.

Importância de manter seu NIS ativo

Ter o número do NIS não garante o recebimento perpétuo do benefício. A manutenção do CadÚnico é obrigatória no período de 24 meses ou sempre que houver modificações na família, como:

  • Alteração na renda;
  • Nascimento de um filho;
  • Saída de alguém do grupo familiar por qualquer motivo;
  • Mudança de endereço.

Informações desatualizadas são o motivo principal para o bloqueio do auxílio. Quando o governo detecta inconsistências por meio do cruzamento em bases de dados, ele costuma suspender o benefício para averiguação.

Por isso, manter o cadastro em dia no CRAS da sua cidade é a única forma de garantir que a consulta do Bolsa Família pelo NIS continue apresentando um status positivo, sem interrupções.

NIS é um documento importante em diversos programas sociais

Ao manter suas informações corretas, você não apenas protege o seu benefício, mas também garante que sua família seja alcançada por outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Gás do Povo.

Lembre-se: o governo utiliza esse registro para planejar políticas públicas de assistência. Portanto, realizar a consulta periódica do Bolsa Família pelo NIS é o melhor para não perder os benefícios e a proteção social.