Início Novidades Dicas Entenda como vão funcionar as aulas da autoescola online no app

Entenda como vão funcionar as aulas da autoescola online no app

Aulas da autoescola online
Anúncios

O sonho de conquistar a primeira habilitação ganhou contornos tecnológicos e econômicos em 2025, graças à implementação da Resolução 1.020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e da Medida Provisória (MP) nº 1.327. Assim, o processo de formação de condutores no Brasil passou por uma transformação histórica, com as aulas da autoescola online, para desburocratizar o acesso à CNH e reduzir custos em até 80%.

A autoescola com Educação a Distância (EaD) surge como o caminho preferencial para quem busca praticidade, economia e a comodidade de estudar sem sair de casa, com ferramentas oficiais e gratuitas disponibilizadas pelo governo. Neste conteúdo, o Guiadin explica como assistir às aulas pela internet e demais alterações vindas com as regulamentações de 2025. 

O que são as aulas da autoescola online?

Consistem na modalidade EaD para transmitir o conteúdo teórico exigido no processo de primeira habilitação (categorias A e B).

Anúncios

Antes o aluno precisava cumprir uma carga horária presencialmente. A partir de dezembro de 2025, o sistema passou a oferecer aulas remotas sobre direção defensiva, legislação, primeiros socorros e mecânica básica.

Hoje o processo para tirar a CNH se divide em dois formatos. Confira, abaixo, mais detalhes sobre isso:

  • Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados: aulas ministradas em plataformas de ensino ao vivo ou gravado, em que o aluno segue o cronograma da autoescola;
  • Curso oferecido gratuitamente pelo governo: pelo aplicativo oficial CNH do Brasil, encontrado na Apple App Store e na Google Play Store, o candidato estuda conforme sua organização e rotina.

A alteração prioriza o aprendizado real e o desempenho nas avaliações, ao permitir ao candidato ditar o próprio ritmo de estudo e se dedicar até o momento em que considera estar apto para o exame teórico.

Aulas da autoescola online
Aulas da autoescola online

Entenda como está funcionando o curso teórico online da CNH

Com as novas diretrizes do Contran, a obrigatoriedade de frequentar exclusivamente uma autoescola para a parte teórica foi removida. 

As aulas da autoescola online tornaram-se um ecossistema de aprendizado autônomo, no qual o aluno é o protagonista do seu cronograma. Veja os pontos fundamentais do funcionamento atual:

  • Conteúdo gratuito e digital: o Ministério dos Transportes agora disponibiliza todo o material didático (vídeos, podcasts e textos) de forma gratuita, o que gera uma grande economia para o cidadão;
  • Fim da carga horária mínima: o candidato estuda até se sentir apto a fazer a prova teórica — antes ele era obrigado a fazer 45 horas de aulas presenciais. Porém, o conteúdo programático ainda segue as diretrizes nacionais;
  • Redução das aulas práticas: o tempo mínimo do curso de direção também caiu — antes eram 20 horas obrigatórias, agora são exigidas apenas 2 horas-aula. Assim, o foco é o desempenho no exame final;
  • Monitoramento eletrônico: para garantir a autenticidade, o progresso no estudo é vinculado ao CPF do aluno e registrado no Sistema Nacional de Trânsito (SNT);
  • Prova teórica flexível: em muitos estados, a prova teórica já pode ser realizada de forma remota ou híbrida, sob supervisão digital do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Importante: mesmo com a carga horária reduzida nas aulas teóricas e práticas, os dois exames continuam rigorosos. A alteração somente possibilita economizar tempo e dinheiro, se a pessoa já sabe dirigir ou aprende rápido.

Critérios para fazer a autoescola pela internet

Apesar da facilidade tecnológica, há requisitos legais e técnicos indispensáveis para o candidato validar suas aulas da autoescola online, como:

  • Requisitos pessoais: ter 18 anos completos (ser penalmente imputável), saber ler e escrever e possuir RG e CPF regulares;
  • Abertura do processo: é necessário realizar o pré-cadastro no Detran do seu estado e ser aprovado nos exames médico (aptidão física) e psicotécnico (avaliação psicológica);
  • Identidade digital: possuir uma conta Gov.br (preferencialmente de nível Prata ou Ouro) para acessar os aplicativos oficiais e realizar a validação biométrica;
  • Infraestrutura: ter um smartphone ou computador com câmera funcional para o reconhecimento facial, aspecto exigido para confirmar se é o próprio candidato quem cursa as aulas.

Passo a passo para começar as aulas da CNH pelo aplicativo

Se você deseja tirar sua primeira habilitação, o caminho agora é pelo celular por meio de um processo mais moderno e menos burocrático.

Passo 1: acesse o aplicativo

O primeiro passo é baixar o app CNH do Brasil no seu smartphone, disponível tanto para aparelhos Android quanto para iPhone

Em seguida, você vai precisar usar a sua senha do Gov.br. Se ainda não tiver esse cadastro, basta criar um na hora — é rápido e não custa nada.

Passo 2: solicite a primeira CNH

Vá até a opção “Condutor” e, em seguida, selecione “Primeira Habilitação”. Preencha os dados e escolha a categoria desejada para sua primeira habilitação.

Aulas da autoescola online
Aulas da autoescola online
Aulas da autoescola online
Aulas da autoescola online

Passo 3: acesse as aulas

Após a confirmação dos exames médicos presenciais, o curso teórico será liberado dentro do próprio aplicativo. Assim que começar o estudo, o sistema salvará seu progresso automaticamente.

Aulas da autoescola online
Aulas da autoescola online

Passo 4: prova teórica

Ao finalizar as matérias e simulados, o app emitirá um certificado digital de conclusão, registrado automaticamente no sistema do Detran.

Após isso, já será possível agendar sua prova teórica por meio do próprio app CNH do Brasil (Android | iOS) ou pelo site do Detran do seu estado.

Lembre que as aulas da autoescola online pelo aplicativo oficial são gratuitas, o que representa uma economia significativa nas taxas de serviço.

Outras mudanças importantes da nova CNH sem autoescola

As regras para aprender a dirigir mudaram drasticamente, focando mais na habilidade do condutor e menos na burocracia das escolas tradicionais. Confira os pontos principais:

  • Instrutores independentes: é possível contratar instrutores autônomos credenciados. Logo, não é mais obrigatório fechar pacotes com os CFCs;
  • Queda no preço: as novas normas buscam reduzir o preço da habilitação em até 80%, já que atualmente o custo varia entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00;
  • Redução na burocracia: o procedimento modernizado com o app se torna mais ágil e menos estressante;
  • Uso de automóvel próprio: o candidato pode aprender a dirigir no seu veículo, desde que este esteja com o documento e manutenção em dia e os itens de segurança e pedagógicos, como os pedais duplos.

Economia e mais opções com aulas da autoescola online ou presenciais

Em suma, as autoescolas tradicionais ainda são uma alternativa para quem prefere um suporte completo, presencial e um cronograma de ensino mais rígido.

Porém, a nova forma de tirar a CNH propicia ao cidadão uma formação efetuada conforme sua disponibilidade de dinheiro e tempo. Ao fazer as aulas da autoescola online, ele tem uma preparação sólida e econômica.

Anúncios