Início Novidades Dicas Moto de baixa cilindrada agora está isenta do IPVA 2026

Moto de baixa cilindrada agora está isenta do IPVA 2026

Moto de baixa cilindrada
Anúncios

Há uma boa notícia para quem tem moto de baixa cilindrada registrada no estado de São Paulo. Em 2026, o governo optou pela isenção do IPVA para essa categoria. Na prática, serão beneficiados motos, motonetas e ciclomotores com motor de até 180 cilindradas, e a medida deve trazer economia para cerca de 4 milhões de pessoas no estado.

A isenção visa beneficiar milhões de motociclistas, principalmente aqueles que utilizam a moto como ferramenta de trabalho, como entregadores e prestadores de serviço. No artigo de hoje, o Guiadin traz informações detalhadas sobre essa mudança no IPVA. Confira logo abaixo todos os detalhes. 

Como funciona a isenção do IPVA 2026 para moto de baixa cilindrada

Anúncios

A isenção do IPVA para moto de baixa cilindrada é concedida de maneira automática, ou seja, o proprietário não precisa enviar nenhuma documentação para ter acesso à gratuidade. 

Porém, é importante obedecer aos critérios exigidos:

  • Cilindrada: a motocicleta, ciclomotor ou motoneta deve ter potência de até 180 cilindradas (cc);
  • Proprietário: o veículo deve estar registrado no nome de uma pessoa física;
  • Situação regular: o veículo deve estar com o registro e o licenciamento em dia no Detran-SP;
  • Reconhecimento automático: a Secretaria da Fazenda e Planejamento (SEFAZ-SP) aplicará a isenção automaticamente com base nas informações do cadastro do veículo. O valor do imposto simplesmente não será cobrado no momento da emissão do boleto do licenciamento.

Veja como consultar o IPVA da sua moto online

A consulta ao IPVA, no estado de São Paulo, pode ser feita pelos canais oficiais que pertencem ao Governo do Estado ou por instituições bancárias conveniadas. Veja como fazer:

Portal da Secretaria da Fazenda (SEFAZ-SP) 

Este é o método oficial para verificar débitos e a situação do seu veículo. Acesse o Portal da SEFAZ-SP e procure pela opção de “Consulta de Débitos IPVA”.

Depois, você precisará informar o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do seu veículo e o seu CPF ou CNPJ do proprietário.

O sistema exibirá os valores, as datas de vencimento e as opções de pagamento. É possível visualizar o valor do desconto, caso opte pelo pagamento à vista.

Moto de baixa cilindrada
Moto de baixa cilindrada

Consulta no site do Detran-SP

O Detran também disponibiliza a consulta integrada com os débitos. Acesse o Site do Detran-SP e vá para a área de “Veículos” e selecione “Pesquisa de débitos e restrições”.

O método de consulta é semelhante ao anterior: será necessário fazer um cadastro ou login e informar os dados do veículo (Placa e Renavam) para ter acesso aos dados. 

Consulta nos bancos credenciados

Você pode consultar o valor do IPVA diretamente nos canais eletrônicos, seja por Internet Banking ou caixas eletrônicos, dos bancos credenciados, como Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, Caixa, etc.

Basta acessar o aplicativo ou site do seu banco. Depois, ir em “Pagamentos” ou “Impostos e Taxas”. Selecione “IPVA” (ou “Débitos de Veículos”).

Informe apenas o Renavam do veículo. O sistema mostrará o valor total do imposto e permitirá o pagamento imediato. 

Precisa apresentar documentos para comprovar a dispensa do pagamento do IPVA?

Não. A isenção do IPVA para moto de baixa cilindrada ocorre de maneira automática, sem ser necessário apresentar qualquer documento. 

O sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento reconhece automaticamente os veículos que se enquadram nos critérios, como cilindrada, tipo de proprietário e situação regular, com base nas informações já cadastradas no Detran-SP.

Quando você ou seu banco consultarem o valor do IPVA para 2026 usando o número do Renavam, o sistema já deve indicar o valor “R$ 0,00” (ou a ausência de débito de IPVA) para as motos beneficiadas.

E se não aparecer a gratuidade, mesmo tendo direito?

Caso você se enquadre em todos os critérios, mas não tenha conseguido a isenção de moto de baixa cilindrada de maneira automática, será necessário intervir.

Nesse caso, será necessário entrar em contato com a SEFAZ-SP pelos canais oficiais para regularizar a situação cadastral do veículo, apresentando o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) como prova da cilindrada do motor.

O que diz a lei que isenta IPVA para motos de até 180 cilindradas?

A lei que isenta o IPVA para motos de até 180 cilindradas no estado de São Paulo é a Lei n° 13.296/2008, que foi alterada por uma nova legislação sancionada pelo Governador Tarcísio de Freitas no final de 2025. 

A nova legislação modificou o texto original da Lei do IPVA para incluir, entre as categorias de veículos isentos, as motocicletas, ciclomotores e motonetas que atendam aos critérios específicos.

Em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2026, a isenção de moto de baixa cilindrada é válida para o exercício do IPVA de 2026 em diante. O benefício se aplica a veículos registrados em nome de pessoa física.

O principal objetivo da lei, conforme justificado pelo governo e aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é aliviar o orçamento de trabalhadores que utilizam a motocicleta como principal meio de transporte ou ferramenta de trabalho.

A lei beneficia uma parcela significativa da frota, atingindo cerca de 76% do total de motocicletas paulistas.

A isenção é aplicada de forma automática pelo sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento (SEFAZ-SP), sem a necessidade de o proprietário apresentar documentos adicionais.

Economia em 2026

Se você tem uma moto de baixa cilindrada, já pode comemorar. A isenção do IPVA já é válida no estado de São Paulo para motos que tenham até 180 cilindradas.

Consulte agora o IPVA, confirme se a isenção já está disponível para você e aproveite o dinheiro extra para investir em outras necessidades.

Anúncios