Hoje em dia, uma maneira de ter sempre seu documento de identificação na mão é aprendendo a emitir o RG digital grátis. Aliás, com o avanço tecnológico, qualquer cidadão que preencha os requisitos pode fazer o pedido de forma online e acessar o documento diretamente do celular em poucos minutos!
Assim, além da agilidade, o usuário conta com mais praticidade no dia a dia. Quer saber todos os detalhes sobre como fazer seu cadastro, qual a plataforma oficial e como garantir que o processo seja rápido e seguro? Então, você precisa continuar lendo este artigo que o Guiadin preparou com todas as principais informações sobre o tema!
Onde emitir o RG digital grátis?
Para quem está se perguntando por onde emitir o RG digital grátis, saiba que o processo é bem simples e rápido. Assim, tudo o que você precisa é instalar o aplicativo Gov.br, disponível para Android e iOS.
Isso porque essa plataforma inclui diversos serviços públicos, sendo a ferramenta oficial para solicitação de diversos documentos digitais, incluindo o RG.
Ou seja, não é mais necessário visitar vários sites nem enfrentar filas presenciais para conseguir acesso ao seu documento de identificação no celular. E não se preocupe, a digitalização é segura, protegida por senha ou biometria.
Passo a passo de como emitir o RG pelo celular
Agora que você já sabe que emitir o RG digital grátis é um processo simples. Porém, mesmo assim, é importante seguir cada etapa com atenção para que o documento seja liberado sem erros.
Pensando nisso, preparamos um tutorial de como emitir o RG digital grátis no aplicativo Gov.br, disponível para Android e iOS. Veja:
Passo 1: faça login
Abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”. Insira seus dados e clique em “Entrar”.

Passo 2: solicite o documento
Na tela inicial, vá em “Carteira de documentos” e depois em “Adicionar documentos”. Quando fizer isso, aparecerá uma lista de documentos disponíveis, clique em “Carteira de Identidade Nacional (CIN)” para disponibilizar o RG.

Qual a documentação necessária para emissão do RG?
Antes de emitir o RG digital grátis, é importante ressaltar que, para que tudo funcione corretamente, o seu RG físico precisa estar atualizado no padrão nacional mais recente, que inclui o QR Code no verso.
Isso porque, só assim, o aplicativo consegue validar seus dados e liberar o acesso à carteira no celular.
Além disso, também é fundamental organizar todos os documentos exigidos. Por isso, não deixe para reunir os documentos de última hora e confira a lista do que é necessário, abaixo:
- RG físico no novo modelo: o documento deve estar atualizado e conter o QR Code no verso;
- CPF: manter o número do CPF regularizado garante que suas informações sejam lidas corretamente pelo sistema;
- Conta Gov.br ativa: o acesso ao RG digital só é liberado para quem possui login no Gov.br, portanto, é necessário criar ou recuperar sua conta antes de iniciar o pedido.
- Foto recente para reconhecimento facial: alguns estados podem exigir que você valide sua identidade enviando uma selfie no aplicativo, garantindo maior segurança no processo.
DICA EXTRA: caso seu RG seja antigo ou não tenha QR Code, será necessário solicitar uma nova via no órgão de identificação do seu estado antes de prosseguir.
Saiba quais são os benefícios de ter um RG digital
Ao decidir emitir o RG digital grátis, você não está apenas economizando tempo e evitando filas. Na verdade, está, também, abrindo espaço para uma série de facilidades que tornam sua rotina muito mais prática.
Até porque, a ideia de acesso aos documentos de forma digital é simplificar situações do dia a dia, trazendo mais agilidade e segurança. Se ainda não está convencido, confira a lista que preparamos com as principais vantagens:
- Acesso rápido ao documento: com seu RG disponível no celular, você não precisará carregar a versão física na carteira;
- Maior segurança: o acesso é protegido por senha, biometria ou reconhecimento facial;
- Validade em diversos serviços: o RG digital é aceito em bancos, aeroportos, repartições públicas, aplicativos de transporte e muito mais;
- Economia de tempo: você evita deslocamentos e filas;
- Sustentabilidade: ao reduzir a necessidade de impressões e cópias, o formato digital contribui para a preservação do meio ambiente;
- Praticidade para atualizações: quando precisar renovar dados, como nome ou foto, as alterações podem ser facilmente integradas ao aplicativo.
Aproveite para simplificar a sua rotina
Agora que você já conhece todos os detalhes de como emitir o RG digital grátis, aproveite a praticidade que o serviço pode trazer para o seu dia a dia.
Continue acompanhando o Guiadin para está dentro de todas as novidades sobre serviços digitais!



