Início Educação Como consultar bolsas de estudos grátis no CPF

Como consultar bolsas de estudos grátis no CPF

Bolsas de estudos grátis

Há algumas décadas, o ensino superior era basicamente para quem tinha boas condições financeiras. Com a expansão dos benefícios universitários e a criação de programas importantes, como FIES, ProUni e Sisu, por exemplo, hoje em dia é possível ver em minutos bolsas de estudos grátis no seu nome.

O Guiadin vai te ajudar com isso! Preparamos um guia completo sobre bolsas de estudos grátis, para que você saiba como verificar seu CPF, como se cadastrar nas melhores vagas, os tipos de bolsas disponíveis e muito mais. Aproveite!

O que são bolsas de estudos grátis e para que servem?

As bolsas de estudos grátis beneficiam estudantes do Brasil todo, que podem se matricular em uma faculdade privada, mas sem precisar pagar mensalidade.

Com a iniciativa, milhares de pessoas de baixa renda podem estudar em instituições particulares de bom nível, com excelente desconto ou totalmente grátis.

As bolsas integrais permitem que milhares de estudantes, especialmente das classes E, D e C, possam estudar sem ter que pagar nada.

Além dos descontos ou  gratuidade total em mensalidades, há bolsas que cobrem despesas de transporte, alimentação, material didático e até fornecem moradia aos estudantes.

Há bolsas concedidas diretamente por fundações, empresas e instituições de ensino privadas, além das de projetos governamentais, seja no âmbito federal, estadual ou municipal.

Falando nisso, o FIES e, principalmente, o ProUni são programas governamentais que oferecem esse tipo de benefício à população que busca acessar o ensino superior.

Entenda como funciona a consulta de bolsas de estudos pelo CPF

Para que os estudantes consigam boas bolsas, é fundamental que saibam como e onde encontrar essas oportunidades, né?

Sabendo disso, vamos te mostrar como funciona a consulta e a busca de bolsas de estudos disponíveis de forma personalizada através do CPF.

Principal chave de identificação dos cidadãos por parte do Governo Federal, a busca via CPF permite a verificação de dados pessoais e educacionais no sistema.

Ele pode ser usado para, por exemplo, checar informações referentes à renda e à escolaridade de cada pessoa que busca bolsas e outros benefícios estudantis.

A consulta é feita em plataformas oficiais do governo, como o novo portal Acesso Único. O processo agiliza e descomplica a sua busca por oportunidades.

Programas que utilizam o CPF para identificar candidatos elegíveis

Como falamos, há programas do governo voltados para a educação que utilizam cruzamentos de dados para verificação de candidatos elegíveis a bolsas em cursos tecnólogos, técnicos, de graduação e pós-graduação.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), por exemplo, é um programa que usa o CPF para o acesso.

Através do CPF, são checadas informações como nota do ENEM e renda familiar per capita no sistema do MEC e outros bancos de dados.

Com essas e outras informações que são cruzadas, é realizada a análise para verificar se o estudante tem direito a participar do programa em questão.

Além do FIES, o preenchimento de vagas, a disponibilização de bolsas e de outros benefícios podem ser oferecidos em programas como: 

  • ProUni (Programa Universidade para Todos): oferece bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas;
  • Auxílio ProUni: bolsistas do ProUni podem receber auxílio mensal de até R$ 300,00 para ajudar a cobrir despesas básicas, como alimentação e transporte;
  • Pé-de-Meia Licenciaturas: auxílio financeiro para estudantes que se matriculam em cursos de licenciatura através do Sisu;
  • Programa Bolsa Permanência (PBP): concede auxílio financeiro a estudantes do ensino superior que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e, por conta disso, precisam do valor para seguir na faculdade.

Também há programas de moradia estudantil e outros auxílios fornecidos pelas UFs para apoiar a permanência de estudantes de baixa renda que estudam longe de casa.

Consulta gratuita e online em plataformas de bolsas de estudo

Para centralizar as buscas por bolsas de estudos e oportunidades de vagas em instituições de ensino, o Governo Federal criou a plataforma Acesso Único

Através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, você pode explorar todas as possibilidades de ingressar em um curso superior com condições especiais.

Além disso, você pode consultar vagas do FIES para obter o financiamento estudantil convencional e até a gratuidade via FIES Social.

Após as buscas, assim como nos casos de Sisu e ProUni, as inscrições no FIES ou FIES Social devem ser realizadas no Portal Acesso Único.

Bolsas universitárias 

Há bolsas comuns para quem estuda em universidades federais, que disponibilizam recursos para alunos que são escolhidos para elas através de processos seletivos internos.

Dentro das federais há ofertas de Bolsa de Extensão, Bolsa de Iniciação Científica, Bolsa  de Treinamento Profissional e Bolsa de Monitoria.

As bolsas pagam estudantes que trabalham para o desenvolvimento da universidade, das comunidades no entorno dela, da sociedade e da ciência, enquanto também desenvolvem-se profissionalmente.

Nas Bolsas de Extensão, os estudantes participam de projetos que atendem diretamente  a cidade em que a UF está localizada e segmentos da sociedade.

Já as Bolsas de Treinamento Profissional preparam os estudantes para exercer funções laborais, enquanto as da Iniciação Científica os introduz no mundo das pesquisas acadêmico-científicas.

Nas Bolsas de Monitoria, os estudantes exercem a função de monitores em disciplinas  específicas, auxiliando professores e ajudando no aprendizado de alunos de períodos anteriores.

Quem pode consultar bolsas de estudos grátis pelo CPF?

Qualquer estudante pode consultar se está apto a receber bolsas de estudos, não importando sua idade, cidade em que mora ou qualquer outro critério.

No entanto, para conseguir uma bolsa ou o financiamento estudantil do FIES, por exemplo, é preciso preencher alguns pré-requisitos.

Requisitos mínimos para estudantes e responsáveis legais

  • O candidato à vaga precisa ter participado de pelo menos uma edição do ENEM a partir do ano de 2010;
  • Ter obtido pontuação mínima de 450 pontos na prova do ENEM e não ter zerado a redação;
  • Ter renda familiar bruta mensal de, no máximo, três salários mínimos;
  • Ainda não possuir diploma de nível superior;
  • Não ter participado do FIES anteriormente; 
  • Estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino.

No caso dos estudantes menores de 18 anos, será necessário um responsável legal para assinar o contrato do FIES na Caixa.

O responsável, normalmente pai ou mãe do jovem estudante, será inicialmente o responsável pelos valores do contrato de financiamento estudantil firmado junto ao banco.

No FIES Social, que dá maiores descontos ou até gratuidade total no financiamento estudantil, os critérios socioeconômicos são diferentes.

Nele, o candidato deve ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo, além de manter o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizado.

Veja o que está incluso nas bolsas de estudos gratuitas

Além do FIES e do FIES Social, há ofertas de bolsas de estudos escolares, de cursos técnicos e para faculdades.

As bolsas podem ser de diversas modalidades e incluir muitas coisas que vão além de gratuidade nas mensalidades. Confira!

Cobertura de mensalidades escolares ou universitárias

O tipo de bolsa estudantil mais comum é aquela que garante desconto parcial ou a bolsa integral nas mensalidades de instituições de ensino.

Normalmente, há alguns critérios para acesso às bolsas, sendo os principais deles: o socioeconômico, o bom desempenho escolar e/ou desempenho em esportes, artes, etc.

Em alguns casos, para ter e manter uma bolsa de estudo grátis se faz necessário cumprir mais de um requisito ao mesmo tempo.

É comum, por exemplo, a exigência da renda per capita não ultrapassar um limite pré-estabelecido e manter boas notas na escola ou faculdade em questão.

Benefícios adicionais

Além da bolsa estudantil em si, há a possibilidade em alguns casos de acesso a benefícios adicionais de suma importância para o estudante, como:

Auxílio moradia

No caso de algumas universidades federais e estaduais, os estudantes de baixa renda que estão longe de casa podem pedir o auxílio para pagar aluguel.

Programas do governo também podem dar ajuda de custo voltada para moradia, assim como algumas instituições privadas, embora seja menos comum.

Moradia estudantil

Algumas instituições de ensino públicas oferecem moradias estudantis gratuitas para quem precisa, permitindo que os alunos morem nelas ao longo dos anos em que estudam.

Normalmente, são dormitórios ou apartamentos totalmente gratuitos, que podem ser individuais ou compartilhados, e que ficam dentro ao redor do campus.

Auxílio-alimentação

O estudante pode receber valores em dinheiro, cartão-alimentação ou vale para cobrir despesas com sua alimentação durante o período em que está matriculado.

Restaurantes Universitários (RUs)

Nas UFs, há restaurantes universitários que subsidiam boa parte do valor dos pratos, além de poder haver gratuidade para alguns alunos.

Assim, os alunos podem ter almoço, jantar e café da manhã balanceados e saudáveis por valores bem abaixo do convencional ou até mesmo de graça.

Bolsas extras

Em faculdades públicas (e também em algumas privadas), é realizado o pagamento de bolsas aos estudantes que fazem monitoria, pesquisa científica, etc.

Material didático

Em algumas instituições, os alunos de baixa renda podem receber materiais didáticos básicos gratuitamente.

Isso é muito comum em cursos de licenciatura, para materiais utilizados na preparação de aulas de estágio, por exemplo.

Vale-transporte

O trajeto de ida e volta de casa para a escola, faculdade ou campus universitário demanda um custo que nem sempre o aluno e/ou sua família consegue arcar.

Sabendo disso, há programas estaduais e municipais de passes estudantis gratuitos, bem como casos de cartões de vale-transporte disponibilizados pelas próprias instituições de ensino.

Existem leis municipais de passe livre ou vale-transporte para estudantes de instituições públicas, além de casos em que a prefeitura ou a própria universidade dá vale-transporte para estudantes de baixa renda.

Imagem: grupo de alunos reunido em uma biblioteca escolar.

Como consultar bolsas de estudos grátis no CPF: passo a passo

Fazer a consulta para saber se você tem direito a uma bolsa de estudo gratuita é muito simples, basta seguir as etapas logo abaixo:

  • Passo 1: acesse o portal Acesso Único do MEC;
  • Passo 2: toque na opção de inscrição do FIES;
  • Passo 3: faça o login com a sua conta Gov.br
  • Passo 4: feito isso, o sistema do MEC vai checar seus dados automaticamente, incluindo sua nota do ENEM e a sua renda;
  • Passo 5: em seguida, o sistema vai mostrar a sua elegibilidade para o programa e, caso esteja elegível, você poderá ver as vagas disponíveis nas faculdades.

Se tudo estiver certo, você poderá selecionar a opção que deseja e proceder com os trâmites da inscrição.

Bolsas de estudos grátis
Bolsas de estudos grátis

Como saber se tenho direito a uma bolsa de estudos gratuita?

Além do Acesso Único, como mostramos acima, e do portal do FIES, você pode verificar diretamente em instituições privadas que sejam do seu interesse se há bolsas disponíveis.

Isso porque cada faculdade privada tem seus próprios critérios para a oferta de bolsas, como notas, processos seletivos e situação sócio-econômica.

Quando estão abertas as inscrições para bolsas de estudos grátis?

As datas de abertura e os prazos das inscrições para conseguir bolsas de estudos variam muito. Assim, é importante ficar sempre atento.

As inscrições do FIES, por exemplo, geralmente acontecem duas vezes ao ano, com o MEC definindo as datas de abertura no início de cada semestre.

Assim, é essencial ficar de olho no cronograma do MEC e nas informações do Acesso Único.

O mesmo vale no caso do ProUni e oportunidades em outros programas vinculados ao Ministério da Educação e ao Governo Federal.

Fique de olho nas datas para não perder a sua oportunidade, visto que os prazos de inscrição são curtos, então é bom se preparar antes.

Datas e prazos para novas oportunidades de bolsas

As datas e os prazos das bolsas e benefícios estudantis de programas públicos são divulgados no portal do MEC e nas redes sociais do ministério.

As inscrições no FIES duram apenas alguns dias, sendo a do primeiro semestre normalmente no mês de fevereiro e a do segundo em junho e julho.

Já as do ProUni, que agora são realizadas na sua página no portal Acesso Único, costumam ser em janeiro e depois em junho ou julho.

Já as datas e prazos de bolsas nas UFs, outras instituições de ensino públicas e privadas podem ser encontradas em seus sites e redes sociais.

As seleções para bolsas especiais, como as dentro de UFs e outras instituições públicas de ensino, costumam ocorrer no começo de cada período.

Para ficar por dentro de seleções de bolsistas em faculdades privadas, é importante olhar seus sites e entrar em contato com as que te interessam.

Aproveite as melhores bolsas de estudos grátis!

Após ler o guia de hoje, certamente você já sabe todos os caminhos para conseguir alguma das melhores bolsas de estudos grátis disponíveis, né?

Então, aproveite a oportunidade para buscar sua tão desejada bolsa e compartilhe este conteúdo para que mais pessoas descubram como conseguir bolsas de estudos!

Perguntas frequentes

O que fazer se não encontrar bolsas disponíveis?

A principal dica é: não desanime! Verifique as datas em que novas bolsas serão disponibilizadas para você tentar.

Além disso, fique atento, pois novas vagas podem surgir no FIES, no ProUni e outros projetos ao longo do semestre.

E, caso não se enquadre nos pré-requisitos da bolsa grátis que tentou, busque alternativas que se encaixem na sua realidade.

Quais documentos são necessários para solicitar uma bolsa de estudos?

Os documentos necessários para a solicitação de bolsas de estudos podem variar de um programa para outro e de uma instituição para outra.

Mas, basicamente, a documentação necessária para a solicitação de bolsas de estudos costuma ser a seguinte:

  • Documento oficial original válido com foto (RG, CNH, Passaporte);
  • CPF (o número serve, não precisa do documento físico em si);
  • Comprovante de renda (comprovante de rendimentos do aluno e dos membros da família);
  • Comprovante de residência (contrato de aluguel, conta de água, conta de luz ou de telefone);
  • Comprovante de conclusão do ensino médio e histórico escolar.

Além disso, podem ser solicitados outros documentos mais específicos. No caso do FIES, você pode conferir o edital neste link e o do ProUni aqui.

Posso consultar bolsas de estudos para outra pessoa?

Sim, é possível fazer a consulta das bolsas de estudos para outras pessoas, como filhos, irmãos, parentes ou amigos, por exemplo.

Só que para fazer isso é necessário que tenha a autorização e os dados da pessoa, como o CPF, nome completo e data de nascimento.

Existe prazo para se inscrever em bolsas de estudos grátis?

Como vimos ao longo do guia de hoje, há, sim, prazos para fazer a inscrição nas bolsas de estudos grátis e eles costumam ser curtos.

Por conta disso, é importante ficar atento às datas, além de preparar-se com antecedência para não perder uma boa oportunidade por um descuido.


Leia mais conteúdos: