A liberação do PIS/PASEP para saque representa uma oportunidade importante para milhões de trabalhadores brasileiros com direito ao abono salarial. Os valores podem chegar a R$ 1.518,00, e o benefício funciona como um reforço de renda anual, capaz de ajudar a equilibrar o orçamento familiar. A consulta pode ser feita de forma simples pelos canais oficiais diretamente do celular, com agilidade e segurança.
O PIS/PASEP contribui para reduzir desigualdades e garantir aos beneficiários a utilização estratégica dos recursos, seja para quitar dívidas, investir ou complementar despesas essenciais. Se você ainda não sacou o PIS/PASEP, a seguir, o Guiadin explica como fazer isso de maneira rápida e segura, diretamente do seu smartphone ou computador.
Onde conferir os valores do PIS/PASEP para saque?
A disponibilidade do PIS/PASEP para saque, referente ao ano trabalhado de 2023, teve seu calendário unificado em 2025.
As regras de pagamento seguem apenas o mês de nascimento do trabalhador, independentemente de ele ser da iniciativa privada (PIS) ou servidor público (PASEP).
Os valores do PIS/PASEP liberados para saque ficarão disponíveis até o dia 29 de dezembro de 2025 e podem ser consultados pelo site Gov.br.
Para quem recebe o PASEP, é possível conferi-lo também junto ao Banco do Brasil. Já os beneficiários do PIS conseguem ainda verificá-lo pela Carteira de Trabalho Digital, compatível com os aparelhos Android e iOS.

Passo a passo de como consultar seu saldo do PIS/PASEP
Para facilitar, veja as etapas no Gov.br e na Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS) para saber se você tem direito ao PIS/PASEP para saque.
Portal Gov.br
Para realizar a consulta pelo site do governo, é necessário ter uma conta no sistema. Se ainda não tiver, é possível fazer o cadastro na hora.
A seguir, veja o passo a passo pelo portal Gov.br:
- Entre no site Gov.br;
- Na tela inicial, selecione a opção “Trabalho, Emprego e Previdência”;
- Em seguida, clique em “Trabalho e Emprego” e, depois, “Para o cidadão”;
- Escolha o serviço “Receber o Abono Salarial”;
- Clique em “Iniciar”, à direita, e efetue o login com a conta Gov.br;
- Veja se há quantia disponível para saque.




Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada na Apple App Store e na Google Play Store. Nela, também com uma conta Gov.br, é possível conferir várias informações, como em relação ao abono salarial:
- Depois de instalar o app, entre no sistema com sua conta Gov.br;
- No menu abaixo na página, selecione “Benefícios”, é o símbolo da mão com a palma para cima;
- Em seguida, clique em “Consultar”, na seção Abono Salarial e confira se está disponível o PIS para saque.




Calendário de pagamento do abono salarial em 2025
O calendário do PIS/PASEP para saque em 2025 começou em 17 de fevereiro e seguiu até 15 de agosto, com depósitos feitos conforme o mês de nascimento. Porém, quem ainda não sacou consegue fazer isso até 29 de dezembro.
Veja em quais datas foram liberados os valores do PIS/PASEP em 2025:
- Janeiro: 17 de fevereiro;
- Fevereiro: 17 de março;
- Março e abril: 15 de abril;
- Maio e junho: 15 de maio;
- Julho e agosto: 15 de junho;
- Setembro e outubro: 15 de julho;
- Novembro e dezembro: 15 de agosto.
Saiba o que você pode fazer com esses valores liberados na sua conta
A disponibilidade do PIS/PASEP para saque é um reforço na renda dos trabalhadores, muitas vezes chamado de “14º salário”, e pode ser usado de diferentes formas:
- Começar a investir: mesmo valores pequenos podem ser aplicados em investimentos seguros e de baixo risco, como o Tesouro Direto (Títulos Públicos) ou CDBs de liquidez diária;
- Consertar o veículo: faça reparos urgentes no seu carro ou na motocicleta que, se ignorados, geram problemas sérios e gastos altos;
- Construir ou fortalecer a reserva de emergência: essa quantia protege de imprevistos (como desemprego ou despesas médicas). Guarde o PIS/PASEP em uma conta ou investimento de fácil acesso (liquidez diária), como CDBs ou Tesouro Selic;
- Cuidar da saúde: realize consultas e exames de rotina ou procedimentos odontológicos adiados. Investir na saúde agora evita despesas maiores no futuro;
- Dar um objetivo ao dinheiro: tente não misturar o PIS/PASEP com o dinheiro do seu salário. Defina uma meta clara para essa quantia antes de sacá-la e use-a de forma inteligente;
- Investir em qualificação: utilize o valor para pagar um curso, uma certificação ou aulas de idiomas. Isso pode aumentar seu potencial de renda ao melhorar o currículo;
- Pagar contas atrasadas: coloque as despesas essenciais em dia (água, luz, aluguel) para evitar multas, juros e cortes de serviço;
- Quitar dívidas: empregue o dinheiro para amortizar dívidas com juros altos ou eliminá-las totalmente. Negociar o saldo devedor pode gerar um grande desconto;
- Reformar a casa: utilize o valor para adiantar pagamentos de materiais de construção, aproveitando possíveis descontos à vista.
Independentemente da escolha, lembre que o prazo para saque está chegando ao fim. Quem não retirar o PIS/PASEP até 29 de dezembro não perde o valor, mas deve solicitá-lo com um recurso formal no próximo ano.
Corra! O PIS/PASEP ainda pode ser sacado
A liberação do PIS/PASEP para saque em 2025 é indispensável para milhões de brasileiros. Se você ainda não retirou o valor, faça isso até o fim do ano. Caso contrário, terá de lidar com burocracias para obtê-lo no futuro.
Com valores de até R$ 1.518, o abono salarial garante alívio financeiro e pode ser consultado facilmente, diretamente pelo celular, por meio da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS) pelo Gov.br.



