Você sabia que alguns aposentados podem aumentar o valor de seus benefícios em até 25% todos os meses? Esse adicional na aposentadoria é um direito garantido para quem necessita de ajuda permanente de terceiros para suas atividades no dia a dia.
No conteúdo de hoje, nós, do Guiadin, vamos explicar tudo sobre o benefício do adicional na aposentadoria, que pode aumentar seu salário do INSS em 25%. Siga conosco e veja como funciona, quem tem direito, quais os documentos necessários e o passo a passo para fazer o pedido online, fácil e rápido pelo celular!
O que é e como funciona o adicional na aposentadoria?
Muitas pessoas têm direito ao benefício, mas poucas sabem como funciona na prática. Infelizmente, tem até quem nunca ouviu falar sobre ele.
No geral, o adicional de 25% na aposentadoria é um valor extra pago mensalmente pelo INSS para aposentados por invalidez que precisam de cuidados contínuos de outra pessoa.
Esse recurso é destinado a cobrir gastos com cuidadores e para o auxílio em tarefas diárias, como, por exemplo, alimentação, higiene e locomoção.
O valor é calculado sobre a aposentadoria original e pode, inclusive, ultrapassar o teto do INSS. Ou seja, não depende do valor da sua aposentadoria.
Além disso, o adicional de 25% sobre o montante da aposentadoria permanece ativo enquanto a condição que gera o direito se mantiver, sem prazo pré-definido.
A solicitação é feita sem burocracia, tanto indo presencialmente em uma agência do INSS quanto pela plataforma Meu INSS (Android e iOS).
Critérios e quem tem direito
Aposentados por invalidez que precisam de assistência permanente de outra pessoa podem ter acesso ao adicional de 25% na aposentadoria do INSS.
Isso vale para cadeirantes, pessoas com próteses, cegueira total, paralisia cerebral, problemas de locomoção e outras questões que levam à necessidade de ajuda permanente para atividades básicas, como:
- Se alimentar ou preparar as próprias refeições;
- Tomar banho e manter a higiene pessoal diária;
- Locomover-se dentro ou fora de casa.
O direito é avaliado mediante perícia médica do INSS, que confirma a necessidade de assistência permanente por parte do aposentado.
Embora a lei original se aplique principalmente aos aposentados por incapacidade permanente, os aposentados por idade e tempo de contribuição que necessitam da ajuda permanente de terceiros também podem contar com o benefício.
Isso acontece pelo entendimento do STJ e TNU, que equipara os casos de outros aposentados com necessidades de auxílio permanente aos dos aposentados por invalidez.
Documentos necessários
Os aposentados do INSS que desejam receber o adicional na aposentadoria de 25% devem apresentar a seguinte documentação:
- Documento de identificação oficial, como RG ou CNH;
- CIN;
- CTPS;
- CPF;
- Documentos médicos originais do segurado, como atestado médico, laudo médico ou relatório.
Caso haja um representante legal, ele deve apresentar os seguintes documentos:
- Identificação (RG ou CNH);
- CPF;
- Procuração no modelo do INSS ou pública;
- Termo de representação legal – tutela, curatela ou termo de guarda/procuração.
Passo a passo para solicitar o adicional pela internet
Primeiramente, reúna os documentos pessoais e médicos que comprovem a necessidade de assistência permanente e a incapacidade de realizar as tarefas básicas sozinho(a).
Com eles em mãos, entre com o pedido para receber o adicional de 25% na aposentadoria, inclusive pelo celular, usando o aplicativo Meu INSS – Central de Serviços. Confira:
Passo 1: acesse o aplicativo Meu INSS
Caso ainda não tenha, baixe o aplicativo Meu INSS, disponibilizado gratuitamente na Google Play Store (sistema Android) e na App Store (sistema iOS).
Após a instalação, entre no app e faça login com a sua conta Gov.br, preenchendo seu CPF e senha registrada.

Passo 2: solicite o benefício na sua aposentadoria
Ao entrar no aplicativo, no menu inicial, clique em “Agendamentos/Solicitações”. Em seguida, selecione a opção “Novo Requerimento” e procure por “Acréscimo de 25%”.
Siga as orientações que vão aparecer na tela para preencher as informações solicitadas e anexar os documentos pessoais e médicos do segurado.
Se tudo estiver correto, confirme o envio das informações, da documentação e dos laudos médicos comprobatórios. Finalize a ação e anote o número do protocolo.

Passo 3: aguarde a análise do adicional na aposentadoria
Prontinho! Feitas as etapas acima, sua solicitação estará encaminhada, bastando aguardar a análise do INSS e uma possível chamada para perícia médica.
Se a solicitação for negada administrativamente, é possível procurar a justiça para uma nova avaliação pericial, e tentar novamente o recebimento do benefício.
Imagem: montagem com o print abaixo.

Acompanhe a sua solicitação pelo app
Pelo aplicativo Meu INSS você também pode acompanhar sua solicitação de recebimento do benefício. Veja como:
- Passo 1: entre no app Meu INSS;
- Passo 2: toque em “entrar com Gov.br” e preencha seu CPF e senha;
- Passo 3: dentro do app, selecione a opção “Agendamentos e Solicitações” e vá em “Consultar Pedidos”;
- Passo 4: desça a tela até encontrar o seu pedido do adicional de 25% na aposentadoria e toque sobre ele para ver mais detalhes;
- Passo 5: feito isso, as informações e atualizações sobre a solicitação vão aparecer na sua tela.
Se tiver direito, solicite o adicional na aposentadoria!
O adicional na aposentadoria no valor de 25% pode fazer toda a diferença para pessoas que precisam de auxílio especial no dia a dia.
Por isso, verifique se você ou pessoas no seu entorno têm direito e compartilhe este conteúdo, para saber como solicitar o benefício previdenciário!



