Para quem quer consultar cotas do fundo do PIS/PASEP, saiba que hoje já é possível fazer isso de maneira rápida e totalmente online, sem precisar sair de casa! Até porque, ter acesso a essas informações e outras importantes, é fundamental para saber se você tem valores disponíveis para saque, não é mesmo?
Com o avanço tecnológico, o acesso rápido para consultar cotas do fundo do PIS/PASEP
permite que o cidadão organize melhor as finanças pessoais e tome decisões com mais tranquilidade. Pensando nisso, o Guiadin preparou um tutorial mostrando o passo a passo de como verificar suas possíveis cotas e qual plataforma usar para isso. Saiba mais a seguir!
Onde consultar cotas do fundo do PIS/PASEP?
Se você quer consultar cotas do fundo do PIS/PASEP, existe uma forma segura e oficial de acessar essas informações sem sair de casa, sendo a plataforma REPIS.
Lá, o usuário consegue verificar se tem saldo disponível, os valores acumulados e até o histórico de depósitos feitos ao longo dos anos.
Além disso, também permite que você acompanhe todas as movimentações com bastante detalhes, incluindo:
- Períodos em que houve contribuição;
- Os valores acumulados;
- Histórico de depósitos feitos ao longo dos anos.
Ou seja, com a plataforma, você consegue planejar melhor seus recursos e ter total controle sobre o dinheiro que é seu por direito. Veja como consultar no próximo tópico!
Passo a passo de como consultar
Fato é que consultar cotas do fundo do PIS/PASEP é um processo muito simples, pois a intenção do governo é facilitar o acesso dos cidadãos brasileiros.
Assim, tudo que você precisa é ter acesso à internet, um dispositivo eletrônico em mãos e seus documentos de identificação. Depois disso, basta seguir este tutorial que preparamos. Veja:
Passo 1: faça login
Acesse o site oficial e clique em “Entrar com gov.br”. Em seguida, insira os dados da sua conta e aperte em “Entrar”.

Passo 2: faça a consulta
Inclua o número do NIS (PIS/PASEP) e clique em “Pesquisar” para verificar se há algo pendente no seu CPF.

Documentos para a restituição do abono salarial
Ao consultar cotas do fundo do PIS/PASEP, é importante também se preparar para o momento do saque. E, para isso, é necessário reunir todos os documentos exigidos.
Até porque ter a documentação completa é a forma mais prática de evitar filas desnecessárias e ainda garante que você receba seu abono salarial sem imprevistos. Confira os documentos necessários:
Titular da cota
- Documento oficial de identificação;
- Dados atualizados no sistema.
Beneficiário legal do titular
- Certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte; ou
- Declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício; ou
- Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores, atestando por escrito a autorização do saque e declarando não haver outros dependentes ou sucessores conhecidos.
Quem tem direito às cotas do PIS/PASEP?
Nem todo trabalhador tem direito automático às cotas. Por isso, é fundamental entender quem pode receber. E, calma, ao consultar cotas do fundo do PIS/PASEP é natural surgirem dúvidas sobre o assunto.
O primeiro ponto é compreender que, enquanto o PIS é destinado a trabalhadores do setor privado, o PASEP é voltado para servidores públicos. Além disso, também existem requisitos de tempo de serviço.
Ou seja, ter informações claras ajuda o cidadão a planejar melhor os saques e evita surpresas desagradáveis. Pensando nisso, preparamos uma lista sobre quem tem direito. Confira:
- Trabalhadores do setor privado: têm direito ao PIS se estiverem cadastrados no programa e se o empregador realizou os depósitos corretamente;
- Servidores públicos: têm direito ao PASEP, seguindo os mesmos critérios de cadastro e registro de contribuições;
- Tempo mínimo de serviço: geralmente é necessário ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos cinco anos, dependendo do período analisado;
- Cadastro ativo no PIS/PASEP: o trabalhador precisa estar devidamente registrado nos programas durante o tempo de serviço;
- Depósitos feitos pelo empregador: para ter direito, é fundamental que todos os depósitos tenham sido realizados corretamente pelo empregador;
- Herdeiros: em caso de falecimento do titular, os herdeiros também podem ter direito aos valores e podem realizar o saque.
Mantenha-se sempre atualizado!
Agora que você aprendeu a consultar cotas do fundo do PIS/PASEP, já consegue planejar melhor suas finanças e acompanhar depósitos e saques.
Continue acompanhando o Guiadin para mais tutoriais detalhados, dicas práticas e atualizações sobre o assunto!










