Visão embaçada, dificuldade para enxergar de longe ou de perto. Sintomas que denunciam que a saúde ocular não está boa. O problema é que, para muitas pessoas, o uso de óculos — e a compra dele — pode impactar significativamente o orçamento. Afinal, o custo pode ser elevado. A boa notícia é que tem como conseguir óculos de grau pelo SUS, Sistema Único de Saúde, gratuitamente.
Por meio de programas públicos, como o Olhar Brasil, o Sistema Único de Saúde oferece consultas oftalmológicas e, em alguns casos, a entrega gratuita dos óculos para quem precisa. Neste artigo do Guiadin, você vai entender quem pode participar do programa e como solicitar o seu óculos pelo SUS.
Entenda como funciona o programa Olhar Brasil
O Olhar Brasil é um programa do Governo Federal desenvolvido em parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, focado em identificar e tratar problemas de visão.
Em parceria com municípios e estados, o programa possibilita conseguir óculos de grau pelo SUS e se destina a alunos da educação básica, jovens adultos e pessoas 60+.
Um diferencial do programa é que ele possibilita a realização de consultas oftalmológicas, triagem e, se necessário, a entrega gratuita de óculos para os participantes.
Requisitos e quem pode participar
O programa Olhar Brasil foi estruturado para ampliar o acesso à saúde visual de públicos prioritários.
Confira abaixo quem pode participar e entenda se você ou sua comunidade se enquadram nos critérios:
- Estudantes de escolas públicas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE);
- Alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA);
- Em algumas localidades, o atendimento pode se estender a jovens, adultos e idosos (60+) usuários do SUS, dependendo de parcerias municipais específicas.

Etapas para conseguir óculos de grau pelo SUS
Para conseguir óculos de grau pelo SUS, é necessário fazer todo o processo pelo Sistema Único de Saúde, da triagem à aquisição.
Passo 1: consulta na Unidade Básica de Saúde
O primeiro passo é procurar a unidade básica de Saúde mais próxima da sua residência levando os documentos pessoais:
- Cartão do SUS;
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda (quando houver).
Em alguns municípios, é possível agendar a primeira consulta por meio do aplicativo Meu SUS.
A primeira consulta é feita com o clínico geral e, depois, é solicitado o encaminhamento a um especialista, um oftalmologista.

Passo 2: consulta com o oftalmologista
O encaminhamento para o oftalmologista é feito por meio do sistema de regulação do SUS (o tempo pode variar conforme cada região).
Durante a consulta com o oftalmologista, alguns exames serão realizados no consultório, como:
- Exame de acuidade visual;
- Refração (para determinar o grau dos óculos);
- Avaliação da saúde ocular geral.
Comprovado que o uso do óculos é necessário, uma receita será fornecida para que o paciente possa providenciar as lentes corretivas.
Passo 3: solicitação do óculos
Em alguns municípios, a solicitação pode ser feita na Unidade Básica de Saúde. Em outros, é necessário ir até a Secretaria Municipal de Saúde para fazer o pedido. Veja documentos geralmente necessários nesta etapa:
- Receita médica original (com carimbo e assinatura do oftalmologista do SUS);
- Cartão do SUS;
- Documento de identidade (RG ou certidão de nascimento para menores);
- CPF;
- Comprovante de residência recente (até 3 meses);
- Comprovante de renda familiar ou declaração de baixa renda;
- No caso de crianças e adolescentes: documento do responsável legal;
Passo 4: escolha do óculos
Após aprovado o pedido pela Secretaria de Saúde, o paciente será direcionado às óticas conveniadas para escolher o modelo desejado.
Em torno de vinte dias, o óculos fica pronto e o paciente pode retornar ao local para fazer a retirada. Em muitos casos, é feito um exame, ainda na ótica, para garantir que o óculos está correto.
Documentos são exigidos para solicitar os óculos de grau pelo SUS
Para conseguir óculos de grau pelo SUS, é necessário apresentar documentos que comprovem a dificuldade em enxergar, como:
- Receita médica: emitida por um oftalmologista do SUS com validade de até 12 meses;
- Cartão do SUS: o paciente deve estar devidamente cadastrado no sistema;
- Cadastro de pessoa física (CPF) e registro geral (RG): documentos de identificação civil do paciente (ou certidão de nascimento para menores);
- Comprovante de residência: atualizado e em nome do paciente ou responsável legal;
- Título de eleitor: em algumas localidades, pode ser solicitado para comprovar vínculo municipal (do paciente ou pais/responsáveis).
Como cuidar da sua visão?
Após conseguir um óculos de grau pelo SUS é preciso cuidar da visão com mais atenção, para que os problemas já identificados não se intensifiquem. Veja as dicas que separamos para você.
Evite coçar os olhos
Sabe aquela coçadinha no olho que parece inofensiva? Pois bwm, não é! O hábito de esfregar os olhos pode causar lesões na córnea e está associado ao desenvolvimento de problemas como o ceratocone.
Use óculos de sol com proteção UV
Utilize sempre lentes que bloqueiem 100% dos raios UVA e UVB. A exposição sem proteção pode causar catarata, degeneração macular e até tumores nas pálpebras.
Consulte um oftalmologista anualmente
Visitas regulares ajudam a detectar precocemente condições silenciosas, como o glaucoma e a hipertensão ocular.
Adultos devem realizar exames preventivos pelo menos a cada dois anos, ou anualmente se usarem lentes corretivas.
Cuidado com as telas
Faça pausas regulares, ao usar telas. A cada 20 minutos, olhe para um objeto a cerca de 6 metros de distância por pelo menos 20 segundos. Isso relaxa a musculatura ocular e reduz a fadiga visual.
Mais saúde para sua visão
Conseguir óculos de grau pelo SUS é possível e pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida.
Com informação correta e seguindo o passo a passo, você aumenta muito suas chances de acesso ao benefício.
Procure sua UBS, verifique se o programa está ativo no seu município e utilize o aplicativo Meu SUS Digital (Android e iOS) para facilitar o agendamento.



